Camiseta x Regata

Hoje em dia é impossível imaginar alguém que não possua ao menos uma peça deste traje tão descolado - isto desde as camadas inferiores até as mais altas da sociedade. Ela é um traje coringa, que vai bem com qualquer estilo.

A Camiseta teve seu início durante a Revolução Industrial, no século XVIII - época em que as novas máquinas de produção de malha começavam a fazer parte da indústria têxtil - e era usada - acredite se quiser! - como roupa de baixo para poupar a camisa do desgaste, da transpiração ou como uma proteção a mais para o frio - se bem que ainda hoje ainda há quem a utlize para esse fim, bem como a regata.

Ela também é chamadas de T-shirt (do inglês e lê-se ti chãrt, ou somente Tee na gíria em inglês) devido ao formato parecido ao da letra T, por causa das suas mangas (curtas ou compridas), ou camisolas em Portugal.



Geralmente em malha de algodão (cotton), recentemente também em vários outros materiais, tais como poliéster, dry fit, com elastano - que o pessoal insiste em chamar de Lycra, que é marca - que permite uma melhor modelagem ao corpo, assim como modelos slim, com gola careca, V e ultimamente gola U.


Na década de 1950, virou figurino das estrelas de cinema, como Marlon Brando e James Dean. E nesta mesma época era símbolo de constetação de todos os padrões, surgindo aí as estampas de frases que hoje caracterizam tanto a mesma.

Apenas nos anos 60 a camiseta passou a ser vista como marca jovem e uma década mais tarde, junto com o jeans e o tênis se firma como uniforme oficial dos jovens e da joviedade.

No Brasil, somente em meados do século XIX a indústria se movimentou em direção a esta moda, quando se instalaram nos estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, unidades de produção que tinham como destaque a utilização de algodão em sua confecção.

Hoje é traje fashion que transmite atitude e personalidade. É uma peça totalmente conteporânea e quase tão indispensável quanto a calcinha ou uma cueca.

Já a Regata (em inglês wifebeater, tank top ou muscle-shirt e em alguns locais do brasil é chamada também de camisa ou blusa cavada) é uma camiseta fechada sem mangas usada principalmente em atividades físicas ou como pijama.

O nome provavelmente surgiu davido aos remadores a utilizarem nas provas de regata, que constitui-se na competição de veleiros onde concorrem dois ou mais pelo troféu de maior velocidade.

É mais usada por homens, principalmente maratonistas ou até surfistas - embora ultimamente tem-se usado uma malha especial que adere ao corpo e não atrapalha, nem incomoda. Alguns homens usam a regata com o intuito de exibir o corpo escultural, daí vem o nome inglês muscle-shirt.

Por ser leve e bem arejada, sua utilização é quase obrigatória no calor, principalmente em países com clima tropical, como o Brasil.

Seja camiseta ou regata, o importante é estar na moda - lembrando que estar na moda não é ser escravo de marcas, mas saber vestir-se bem! - é claro que com algo que seja bonito e te deixe a vontade. É engraçado ver como a moda anda, uma peça que antes era apenas usada para "abafar" o suor tornou-se algo tão importante e badalado.



Ósculos e amplexes,



Fontes:
Wikipédia
Revista Natura (Ciclo 05/2008)
Mini Aurélio Escolar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 Segredos da oração

Desconhecido ante a mim

A maldade em mim