10 dicas pra não adoecer frente ao computador

A internet está cada vez mais comum, computadores que se tornaram necessidades e usuários cada vez mais relaxados, por isso mesmo trago aqui uma série de dicas para se ter uma vida mais saudável ante esse novo meio de comunicação multimídia, o computador.

1) Ao sentar-se frente a máquina apoie coretamente a coluna na cadeira de forma que sinta a mesma totalmente descansada no encosto. Não precisa forçar a mesma, basta sentir que o encosto está apioando a coluna - lembre-se que a colna é um I maiuscúlo, mas se você não cuidar com certeza irá virar um S - de Sadia - bem acentuado.

2) Os pés devem estar bem apoiados no chão, caso isso não ocorra todo o peso do corpo será sustentado pela coluna. Nada de cruzando-los para ficar mais relaxado ou os esticar como se fosse durmir, caso o queira seu destino certo é a cama e não o computador. Os pés nunca podem estar na mesma linha dos joelhos, prefira-os deixar bem firmados no chão. Caso não sinta tanto peso na coluna, principalmente nas costas, região ombros-pescoço é porque está na posição correta.

3) Ao digitar, mantenha as mãos na mesma altura dos cotovelos para que o peso do braço fique equilibrado, pra isso você pode lançar mão de um telcado ergonômico, aliás existem milhares deles, com o teclado repartido para dar apoio os pulsos ou os que dispõem de suporte fixo para as mesmas, mas uma dica mais ecônomica é comprar um apoio caso o seu não disponha do mesmo ou ainda afastar seu teclado uns 20 ou 30cm para que seus braços tenham apoio.

4) Lembre-se ainda de movimentar as mãos conforme for pressionando as teclas, procure não as deixar prezas ao teclado, apoie apenas os pulsos. Tendinite é a inflamação do tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento - ela também é conhecida por LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Porém não é adquirida necessariamente no trabalho, mas com a difusão da informática, tornou-se uma importante doença ocupacional, isto devido a forma com que os teclados de hoje são feitos, pois quando existia apenas máquinas de escrever não se tinha tanto esse problema, isto foi comprovado atráves de estudos científicos. Exatamente por não ter como apoiar a mão, por haver uma constância nos movimentos da mão, dedos e braços não tinha como a tensão dos movimentos repetitivos fazerem o tendão inflamar-se, não é o teclado que tem de ser mudado, mas sim a forma como o utilizamos.

5) No caso do mouse é a mesma coisa, ao invés de movimentar apenas a mão, movimente todo o braço, pois assim se evita a pressão única sobre o tendão, ela acaba sendo distribuída por toda região do braço.

6) Para manter a boa visão é recomendável ter a tela no mínimo a 50 cm de distância - mais que isso irá fazê-lo aproximar-se do monitor, o que fará com que além de se expor ao mesmo fique com a coluna torta - e deixe-o a uma altura sem que tenha que olhar para baixo ou acima.

7) O local deve dispor de uma boa iluminação, ou seja, esqueça as LAN Houses a  noite, principalmente onde deixam as luzes apagadas ou não há um ambiente corretamente iluminado. A iluminação não deve ficar focada no monitor, menos ainda em sua face, no caso de ter o micro perto de janelas. Dê preferência a monitores LCD já que não refletem a luz ou monitores com baixo índice de reflexão, já que quanto maior esse índice as vistas cansam-se inda mais rápido, pois o esforço que terão que fazer para ler o conteúdo do monitor será maior devido ao excesso de claridade.

8) Lembre-se de piscar quando estiver na frente do PC, não é necessário fazê-lo em excesso, apenas na quantidade normalmente realizada quando realizamos as atividades normais. Quando estamos diante do micro nossos olhos relaxam, exatamente por se observar algo parado, piscando menos que o normal, com isso os olhos ficam sem lubrificação. Caso os olhos estejam ardendo, sentindo como se tivesse sujos, faça compressa durante três minutos com água bem gelada.

9) O monitor deve estar bem ajustado no contraste e iluminação, ele deve ter um brilho que te permita ler, mas sem ser muito agressivo - isso dependerá do ambiente, nos que são mais iluminados deixe a tela com um brilho mais fosco, já nos mais escuros deve ter um brilho a mais. Caso esteja forçando os olhos para enchergar as letras ou ícones aumente a resolução do mesmo, do que adianta ganhar espaço em tela se você não consegue ver o que está diante de si?

10) Sempre que necessário relaxe os músculos (espreguice-se), massageie os locais necessários, mas faça isso obrigatóriamente a cada 50 min. Já a cada duas horas você é obrigado a levantar-se tomar uma água, ir ao banheiro, relexar de verdade ou mesmo comer. Essa pausa que tem de durar no mínimo 20 min. deve ser realizada para que toda musculatura do corpo relaxe perdendo a tensão acumulada e as vistas possam descançar, se não quando sair do micro além de estar com um baita dor muscular ainda terá os olhos irritadiços.



Ósculos e amplexes,



Com informações de
Infowester
Wikipédia

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