Tiporafia - Os 10 Sites Tops de fontes gratuitas

Tipografia (do grego typos "forma" e graphein "escrita") é a arte e o processo  de criação na composição de um texto, física ou digitalmente, já era usada antes mesmo de ter sido inventada a prensa com os tipos moveis por Johann Gutenberg, em meados de 1439, não foi ele que inventou os tipos - os primeiros foram os chineses - porém ele criou os que poderiam ser reutilizados e que são usados até hoje. Os monges responsáveis por fazer compilações dos livros lançavam mão desse arte para torná-los mais atrativos.

Com a alta difusão da computação, as artes gráficas passaram então a ser produzidas digitalmente, o que permitiu o nascimento da Computação Gráfica. O que antes era feito manualmente por desingers especializados em tipografia - os tipógrafos - passou-se a ser realizado por programas de CG ou então escolhendo-se umas das várias fontes que podem ser encontradas as pencas na web.

Infelizmente, boa parte dos "tipógrafos" atuais constitui-se de leigos que não tem a menor noção de como se deve trabalhar corretamente com caracteres do mesmo estilo visual (fonte), o que muitas vezes pode ser observado numa peça em que há dificuldade na leitura.

Há-se de observar seu objetivo que é de dar ordem estrutural e forma à comunicação, para tanto a composição tipográfica tem de ser legível e atrativamente envolvente sem culminar com atenção em si mesma em detrimento do contexto que a possui.

Para uma construção harmônica, e que cause um efeito de ressonância visualmente agradável, deve-se analisar a tipografia mais adequada, bem como a disposição do texto e imagem, que seria a diagramação ou layout, cores e a sensibilidade para o tom que o texto tem relacionando todos os elementos gráficos da peça. Não esquecendo ainda que deve-se ter um conteúdo que valha a pena ser lido, já que não adianta um belo trabalho que desperte o interesse para um conteúdo que não compensa ser lido, atentando para esses detalhes teremos um layout com uma atmosfera apropriada ao conteúdo abordado.

No caso de impressos conta-se ainda o tipo de papel a ser utilizado, bem como tinta e a paleta de cores, atualmente usamos - entre impressos e para exibição na tela - um dos seguintes modelos: RGB, CMYK, Grayscale, HLS, HSB, HSV, Lab, ou RYB. Deve-se saber se a interversão da luz será ou não importante, no caso da web isso conta muito, assim como não usar fontes com serifa - aqueles pequenos traços de prolongamento, hastes, da letras - apenas letras enxutas, pois facilitam ainda mais a leitura, no título - que deve ser uma imagem fatiada para economizar tempo de download - usa-se apenas fonte o menos complicada possível.

Indo mais afundo, tem-se de analisar o público alvo (sexo, faixa etária), tipo de mensagem que será passada, estilo (vintage, grunge, moderno, clássico, popart, futurista etc) a ser aplicado na fonte e em toda peça, tipo de mídia, que ideia deve ser percebida (dor, alegria, tristeza, paixão, raiva, ansiedade, surpresa). Apesar de serem apenas caracteres, eles darão uma dimensão maior do que você possa imaginar de mensagem a ser transmitida.

Apesar de parecer ser fácil, a tipografia é um dos ramos mais complicados da Computação Gráfica, pois num estudo mais profundo da mesma é que temos a real dimensão da abrangência que ela possui.

Em sequência deixo a relação dos 10 melhores sites de fontes gratuitas para você utilizá-las em seus trabalhos ou peças publicitárias, lembre-se apenas de manter a declaração de direitos das que a possuírem. Bom download e divirta-se na caçada, pois opção boas é o que não falta.

Net Fontes → Site brazuca com uma ótima organização de fontes, que além de possuir imensa variedade de opções está sempre atualizado com as fontes mais usadas e bacanas.

Font Face → Neste há bastante fontes gringas, vale a pena dar uma passada.

Só Fontes → Há muitas fontes interessantes. Aconselho a pularem logo para as letras, não percam tempo com nos símbolos que são muitos, há não ser que esteja precisando mesmo, outro detalhe é que tem muita letra repetida - o que muda é apenas o nome.

1001 Free Fonts → Realmente este site faz o maior esforço pra alcançar o que seu nome propõem. Há varias opções de fontes, até demais. O ponto ruim é devida a nova interface não permite visualizar os estilos na mesma página, tendo de visitar uma por uma.

Super Downloads → Quem pensou que o site servia apenas pra downloads de programas - assim como eu - tem uma grata surpresa ao constatar que há várias fontes legais pra download lá também. Ele é super organizado, nas seções há fontes que tem a ver com cada uma delas. Vale a pena conhecer.

Baixaki → Seguindo a mesma linha de seu rival - o Super Downlads - ele também tem "algumas" fontes para baixar, mas diferentemente é muito desorganizado. Caso queiram tentem a sorte.

Urban Fonts → Um site com uma interface bem moderninha. Só entrando pra ver mesmo, este é outro que vale a pena acessar, principalmente por causa da interface que é totalmente amigável e intuitiva. Os caras merecem parabenizações.

Abstract Fonts → Outro com a interface dinâmica. Bem organizado, este promete, já que a frase de chamada deles é "13,071 free fonts" e ela aumenta conforme vão sendo adicionadas novas fontes.

Acid Fonts → Esse ao contrário dos dois últimos tem uma interface que deixa a desejar, porém há fontes interessantes que recomendo para se dar uma observada.

Da Font → Site onde sempre há fontes legais pra download. Além de ter as fontes divididas por categorias, o que sempre é uma mão na roda, há também no fim da página inicial uma relação com as últimas atualizações de fontes e suas respectivas datas.

Reconhecimento de fontes por imagem
No site My fonts você encontra o serviço What The Font? que serve para identificar fontes de logotipos, sabe aquele logo que você fez a muito tempo e já não sabe mais qual letra usou ou mesmo encontrou em alguma imagem? É aí que entra a solução pra esses problemas.

No primeiro passo você insere o url ou envia a imagem (que deve ser pequena ou média), no segundo ele destacará as fontes na imagem e você digitará as letras em suas caixas correspondentes, por fim a terceira parte é só mandá-lo buscar a mesma, na próxima página ele listara algumas opções - claro que só as fontes que estão armazenadas no site - o legal é que a imagem vai te acompanhando para você achar a mesma ou a fonte mais parecida. Lembre-se que este é um serviço de um site pago, porém encontrando os nomes ficará mais fácil de encontrar as mesmas gratuitamente na web.

Instalando fontes no computador

Versões anteriores até o Windows Vista
Do mais difícil
- Depois de baixar e descompactar a fonte [Caso necessite]
- Abra a pasta Fontes do Windows [Iinicar/ Painel de Controle/ Fontes ou Winkey + R/ digite Fonts/ Enter]
- Menu Arquivo/ Instalar nova fonte
- Na caixa Unidades escolha a que contém a fonte [A: |C: | D: etc]
- Na caixa Pastas clique na que se encontra a fonte e dê OK
- Na caixa Lista de fontes clique na escolhida [Caso seja mais que uma segure o Ctrl enquanto seleciona-as]
- Marque a caixa de seleção Copiar Fontes para a Pasta Fonts e dê OK.

Do modo mais fácil
- Depois de baixar e descompactar a fonte [Caso necessite]
- Selecione-a e a copie [Botão direito/ Copiar ou Ctrl + C]
- Abra a pasta Fontes do Windows [Iinicar/ Painel de Controle/ Fontes ou Winkey + R/ digite Fonts/ Enter]
- Cole a fonte [Botão direito num espaço vazio/ Colar ou Ctrl + V]


Windows Seven
- Depois de fazer o download e descompactar a fonte [Caso necessite]
- Abra a fonte e pressione instalar ou apenas clique com o botão direito sobre a fonte e selecione instalar fonte.



Ósculos e amplexes,



Fonte:
Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 Segredos da oração

Desconhecido ante a mim

A maldade em mim