Postagens

Mostrando postagens de Abril 25, 2008

Camiseta x Regata

Imagem
Hoje em dia é impossível imaginar alguém que não possua ao menos uma peça deste traje tão descolado - isto desde as camadas inferiores até as mais altas da sociedade. Ela é um traje coringa, que vai bem com qualquer estilo.
A Camiseta teve seu início durante a Revolução Industrial, no século XVIII - época em que as novas máquinas de produção de malha começavam a fazer parte da indústria têxtil - e era usada - acredite se quiser! - como roupa de baixo para poupar a camisa do desgaste, da transpiração ou como uma proteção a mais para o frio - se bem que ainda hoje ainda há quem a utlize para esse fim, bem como a regata.

Ela também é chamadas de T-shirt (do inglês e lê-se ti chãrt, ou somente Tee na gíria em inglês) devido ao formato parecido ao da letra T, por causa das suas mangas (curtas ou compridas), ou camisolas em Portugal.

Panamá x Fedora

Imagem
Para criar uma desambiguação entre os modelos tão parecidos: Panamá e Fedora, resolvi criar este post para a diferenciação dos mesmos.

Panamá é um chapéu que, apesar do nome, é fabricado no Equador, especialmente em Cuenca e Monte Cristi. Os modelos Panamá possuem cor clara e podem ter vários formatos. É fabricado com a palha da planta Carludovica palmata, encontrada no Equador e em países vizinhos, e tecida em trama fechada.
Recebeu este nome porque o presidente estadunidense Theodore Roosevelt usou-o durante uma visita ao canal do Panamá, em 1906. Em razão disso o chapéu tornou-se moda, principalmente para homens, até a Segunda Guerra Mundial. Ainda hoje o chapéu é muito utilizado no verão, tanto por homens como por mulheres.

Chapéu - Vocabulário

Imagem
Carneira - Reforço de couro na parte interna dos chapéus masculinos próximo a aba.

Casco - Armadura usada para dar formato a chapéus femininos.

Chapelada - Ato de cumprimentar alguém retirando o chapéu ou puxando-o para baixo.


Chapelaria - Onde é feito ou vendido o chapéu.

Chapeleira - Local onde é guardado o chapéu.

Chapeleiro - Quem o produz.

Cinteiro - Laço que adorna o chapéu.

Cocar - Adereço usado para distinguir quem usa o chapéu e que é posto junto com o cinteiro, como penacho, ou como antigamente que se usava fivelas.


Chapéu - História

Imagem
O chapéu está em alta, nesta estação da moda, principalmente entre os blackers - pessoalzinho que curte soul, R&B, Jazz, Rap e por aí vai - e também entre os modinhas dos emos. Só pra você ter uma idéia do poder deste adereço, desde antes de 2008 já havia entrado pra moda e até hoje está em alta, outono/inverno após outro.
O nome provém do latim antigo "cappa", "capucho" que significa peça usada para cobrir a cabeça, porém o nome que usamos hoje veio do francês antigo chapel, atual chapeau. As primeiras modalidades de proteção para cabeça surgiram por volta do ano 4.000 a.C. no antigo Egito, na Babilônia e na Grécia quando o uso de faixas na cabeça tinha a finalidade de prender e proteger o cabelo, esconder a cabeça do ardente sol. A faixa estreita colocada em torno da copa dos chapéus da atualidade (faixa, fita ou bandana) é um remanescente desse primeiro tipo de proteção para a cabeça. Mais tarde originaram-se os turbantes, as tiaras e as coroas, usadas por nob…

Internet - A cada passo nosso cinco dela

Imagem
Como as coisas são rápidas na Informática:
Veja você, que ontem mesmo havia criado um blog no UOL, entretanto dando uma vasculhada legal no Blogspot descobri o quanto ele é superior ao serviço do UOL, e olha que sou assinante do mesmo - é isso que você leu eu pago, por isso mesmo tenho todo direito de emitir minha opinião já que não recebo royalties para fazer merchan deles.

Mas então, como dizia, fiquei imprecionado em como o serviço gratuito do Google não é só mais completo e prático, mas também dá maior liberdade para configurá-lo à la vonté. A diferença entre os dois serviços é extrema, no UOLBlog pode-se ter apenas cinco marcadores, agora aqui, quantos quiser e necessitar. O blogspot tem ativa a opção de autobackup enquanto você escreve nele, realmente um salva vidas, já que PC não é nem um pouco confiável, e quando é ainda tem o problema de queda de energia.

Plantar árvores - Tão fácil quanto um click

Imagem
Acabei de descobrir um site muito legal, o Click Árvore, um site muito pra lá de maneiro, afinal, basta você clicar e uma árvore é doada para o reflorestamento em áreas de maior desmatamento no Brasil. Ele foi criado em 2000 pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Ambiental Vidágua em parceria com o Grupo Abril.

O mais legal é que eu - e você: claro! - podemos doar uma árvore por dia! Para isso basta se cadastrar - o que é a coisa mais fácil do mundo! - você precisará estar com o CPF! A árvore é patrocinada por uma empresa e plantada efetivamente em áreas prioritárias para a restauração da Mata Atlântica.

Oi, mundão!

Imagem
Bem, hoje [Ver data acima] com muito prazer inauguro meu blog.

Depois de tantos conselhos e incentivos para isso e após ter assistido a entrevista com a Wanessa - sem Camargo - no Scrap MTV, programa que aliás é demais já que conta com a excelente popeople Mari Moon [I♥U], senti, finalmente, vontade de concretizar - solidificar o que antes era só uma idealização: idéia à toa. Há tempos tinha esse projeto, mas só hoje ele emergiu da obscuridade cinzenta da imaginação para o concreto virtual.

Este será um espaço para expor um pouco do que gosto de fazer, contar histórias, afinal, tenho uma mente muito inquieta que me perturba a todo instante com idéias mirabolantes e criativas que não posso deixar de compartilhar com todos, conceitos sobre religião, saúde, moda, sexo e muita coisa legal, tecnologia que é algo que sou amarradasso assim como várias dicas interessantes