A Bíblia e sua história I - Conheça-a melhor

"Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus." Mateus 4.4

É fato que a Bílbia é o livro mais lido, mais pesquisado, mais traduzido (até 31 de dezembro de 2007, para pelo menos 2.454 línguas e dialétos, entre os quais idiomas indígenas brasileiros), abrangendo mais de 12 séculos de produção e mais publicado em toda história da humanidade.

A Bíblia foi o primeiro livro a ser imprenso, por Gutenberg, processo esse que se iniciou em 1450 e que foi terminado cinco anos depois em Março de 1455. Um exemplar da Bíblia de Gutenberg pode ser encontrado na Biblioteca do Congresso em Washington D.C. As cópias mais antigas estão na Biblioteca do Vaticano, no Museu Britânico (Londres, Inglaterra) e no Museu de Jerusalém (Israel).



O nome Bíblia vem do termo grego biblos, devido a cidade fenícia de Biblos, que foi um importante centro produtor de rolos de papiro usados para a confecção de livros. Com o tempo, a palavra biblos passou a significar “livro”. Já Biblia é o plural (“livros”), ele é uma coleção de livros que também é conhecida simplesmente como “o Livro”, “o Livro dos Livros”, “o Livro Sagrado”.

Ela é um conjunto de livros poéticos, históricos, possui previsões para um próximo futuro, desvenda como o mundo foi criado, repreensões e ensinamentos divinamente inspirados que começaram a ser escrita por volta de 1250 a.C. com o Pentateuco escrito por Moisés e terminou 100 anos d.C. com o Apocalipse revelado a João, um dos doze apóstolos, o mais querido de Jesus. É dificil precisar a data correta de quando se iniciou a escrita da mesma, já que antes suas histórias eram contada em rodas e celebrações, eventos estes que haviam sido vividos por gerações que buscavam ter um relacionamento íntimo com Deus - o que não era nada fácil, já que não havia nada para lhes firmar a fé, como a temos hoje.

Nesse intervalo de mais de mil anos que ela levou para ser escrita tiveram várias pessoas inspiradas por Deus que a escreveram como reis, mulheres, cobrador de impóstos, copeiro, profetas, médico, pastor de ovelhas, agricultor, operários de várias funções, funcionários de governo e pescadores . Pessoas que aprendiam umas com as outras, pecadoras, como Davi, que era segundo o coração de Deus, mas que se arrependeu e foi perdoado. Diversas pessoas de origens culturais e classes sociais, em torno de 40 pessoas ao todo.

A Bíblia é o livro mais antigo da humanidade e começa no livro de Gênesis narrando a história da humanidade: "No princípio criou Deus os céus e a terra" [Gênesis 1.1]. Em Gênesis é contado o "início" de tudo, a criação de Adão e Eva deve se ter dado por volta de 4100 a.C. O dilúvio pode ter sido em 2400 a.C. O período de 430 nos de escravidão dos judeus pelo faraó no Egito aconteceu entre 1850 e 1900 a.C. O período de reinado dos reis de Judá e Israel (Saul, Davi e Salomão) aconteceu entre 950 e 1050 a.C.

A preocupação de que não fosse esquecido o passado e para manter o legado histórico para as gerações posteriores é que a Bílbia começou a ser escrita atráves da consciência comunitária, nascida da comunhão com Deus, do povo antigo que decorava e transmitia as histórias, as leis, as profecias, os salmos, os provérbios e tantas outras narrativas.

Sua divindade é reconhecida pelas três maiores religiões do mundo o judaísmo, crsistianismo (inclui-se evangélicos e católicos aqui) e pelo islamismo (descendentes de Ismael, filho bastardo de Abraão com Agar a serva de Sara que foi dada para ajudar no cumprimento da promessa de Deus - Gn 16.1-4) - todas descendentes de Abraão.

O assunto da Bíblia não é só uma doutrina sobre Deus. Por intermédio de suas páginas podemos encontrar: histórias fascinantes nos livros de Samuel e Reis, provérbios, profecias, romance s(Cantares de Salomão ou Cânticos dos Cânticos - o livro que registra o ramance do rei Salomão com uma sulamita), salmos, lamentações, cartas, sermões, meditações, filosofias, cantos de amor, biografias, genealogias, poesias, parábolas, comparações, tratados, contratos, leis para a organização do povo, leis para o bom funcionamento da liturgia, coisas alegres e coisas tristes, fatos verdadeiros, fatos simbólicos, coisas do passado, coisas do presente, coisas do futuro, enfim uma infinidade de bons assuntos.

É o livro mais completo, resultado de uma longa experiência do povo de Israel com Deus, escrito a duas mãos, por Deus que inspirou e os que escreveram-na usando suas palavras, conhecimentos que possuiam e pela revelação atráves do Espírito Santo. Existem trechos na Bíblia que transmitem alegria, esperança, coragem e amor. Outros denunciam erros, pecados, opressão e injustiças. Mas também existem páginas escritas pelo gosto de contar uma bela história para descansar a mente do leitor e provocá-lo um sorriso de esperança.

Os idiomas originais são três: aramaico, grego e hebraico (Antigo Testamento: hebraico, aramaico e Novo Testamento em grego, com exceção de Mateus que foi escrito em hebraico de forma que pudesse alcançar os judeus). O hebraico era a língua falada na Palestina antes do cativeiro. Depois do cativeiro o povo começou a falar aramaico. Mas a Bíblia continuou a ser escrita em hebraico. Uma pequena parte do Antigo Testamento foi escrita também em aramaico.

No tempo de Jesus o povo da Palestina falava aramaico em casa, usava o hebraico nas leituras bíblicas e o grego no comércio e na política. Quando os apóstolos se deslocaram da Palestina para pregar o Evangelho aos outros povos, eles adotaram uma tradução grega do antigo testamento, feita no Egito no século 3 a.C., pois o judeus imigrantes já não entendiam mais o hebraico nem o aramaico.

Os locais em que foi escrita são os mais diversos como a Palestina - onde foi escrito a maior parte do Velho Testamento, como o Novo - local que Jesus andou e foi fundada sua igreja, partes do Antigo Testamento foram escritas no Egito - para onde muitos emigraram após o cativeiro da Babilônia. Já o Novo Testamento teve partes escritas na Síria, na Ásia menor, na Grécia e na Itália, onde havia muitas comunidades fundadas ou visitadas pelo apóstolo Paulo.

Já foi escrita em cerâmica (tijolos de argila), pergaminho (couro curtido e preparado de carneiro ou de outro animal, macerada em cal, raspada e polida, chamado de pergaminho por ter sido usado pela primeira vez na cidade de Pérgamo, 200 anos antes de Cristo), papiro (tiras originárias de uma erva originária das margens alagadiças do rio Nilo no Egito - África, cujas compridas folhas forneciam hastes das quais se obtinha o papiro que antecedeu o papel).

Comentários

  1. Shalom!

    Prezado Misael, uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti!

    El Méler Neeman - D'us Rei é Fiel

    Nele, Pr Marcello

    Medite no Sl 36.8,9

    Visite>> http://davarelohim.blogspot.com/ e veja a matéria inédita:

    Antiga inscrição hebraica é decifrada

    ResponderExcluir
  2. que bom ter gostado, espero que fique a vontade para voltar e interagir quando quiser.
    =)

    E valeu pela dica, com certeza será muito útil.


    God bless you!!!

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz!
    Estive aqui para conhecer seu Blog e quero lhe parabenizar por esta bênção. Já me tornei sua seguidora.
    Deixo meu convite para que dê uma passada lá no PASTORAGENTE.BLOGSPOT.COM., onde exponho da forma mais divertida e realista possível, as histórias de uma pastora comum como eu.
    Se quiser seguir o blog será uma honra para mim.
    Que 2010 seja uma bênção, com muita saúde e graça do Pai.
    Abração!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

¿Se você gostou está esperando o que pra comentar?
¡Comente este artigo que acabou de ler, agora mesmo!

Comentar faz toda diferença, pois sinto o feedback das pessoas pra quem faço o blog com tanto carinho e isso me motiva a escrever cada vez mais. Você não tem ideia da diferença que faz um comentário.

¡Atenção!
» Todos os comentários são moderados e liberados apenas depois de analisados;
» Não há problemas com críticas, desde que você saiba se expressar;
» Evite palavrões ou palavras de baixo calão;
» Escreva o mais correto possível;
» É proibido escrever todo texto com caixa-alta ou em maiúsculo.

Quer entrar em contato ou tirar alguma dúvida? Então acesse o Formulário de Contato

Postagens mais visitadas deste blog

3 Segredos da oração

Desconhecido ante a mim

A maldade em mim