A arte de vender


Venda é um processo de negociação onde de fato termina quando os dois lados alcançam o que se deseja, do lado do cliente o benefício adquirido com a compra e do vendedor sua tão suada comissão.

Entretanto, nesse ínterim há que se observar alguns passos intrínsecos para uma excelente negociação, sem os quais se terá um venda deficiente, ainda que de fato seja consumada, posteriormente gerará frutos dolorosos que gerarão apenas espinhos e amargueza, portanto aprenda a plantar a boa semente.

É dispensável dizer que o sumo da venda é o conhecimento, já que não há venda se não se sabe "o que', "pra que", menos ainda "pra quem" se está vendendo, se você não conhece o que tem nas mãos pra vender, nem o conhecimento do maior número de processos que o envolve, com certeza será um vendedor frustrado. Por ser de extrema importância e conhecimento de todos não ficarei regurgitando o assunto, portanto passemos para a segunda fase que é a auto-compra.



Você tem que amar o que vende, tem que acreditar em todas suas qualidades e benefícios, para que os possa ressaltar para seu possível comprador, tem que conhecer muito bem todos os pontos negativos, defeitos, contra-indicações, problemas, carências - e seja lá o nome que se dê ao que desvaloriza o mesmo - para poder contorná-los e fazer as beatudes refletirem por sobre todos pontos críticos.

Lembre-se da forma como Jesus ensinou as bem-aventuranças, em Mateus 5.3-12:

"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós."

Em outras palavras, Ele usou o ruim de uma forma suave de forma que pode ser aceito e se tornasse motivo de alegria, mostrou que o ruim não é necessariamente mal, depende-se apenas do ponto de vista que é enxergada a situação, ou seja, saber como colocar os pontos fracos pode reforçar ainda mais os positivos, fazendo o cliente adquirir mesmo com seus defeitos e não porque o mesmo é perfeito, perfeição só existe em Deus, todo resto tem falhas e problemas, pontos fracos, principalmente o que é produto das mãos humanas ou resultado de sua interferência.

Tudo tem pontos negativos, necessita-se apenas saber lhe dar com eles, e enfoco: você os precisa conhecer avidamente.

Dando sequência aos problemas, deve-se explicar "tudo" - entenda bem, tudo! - que se fizer necessário para evitar possíveis maus entendimentos no porvir.
Cliente não tem nenhuma obrigação de saber de tudo, o vedor é você e pra isso está ganhando, para esclarecer o que for necessário para o mesmo.
Se imagine indo comprar algo e o "vendedor" não lhe explicar sobre algo que não deve ser feito e você por ignorância (desconhecimento e não burrice!) acabar cometendo o erro de fazer o que não se devia ser feito, o argumento que usará será o mesmo que o cliente "chato" usará com você! :)

Seja mais esperto que o cliente, deixe tudo claro, pois assim nunca terá o que dizer de você, caso diga terá seus companheiros para confirmar sua integridade.

Saiba que, paciência não é uma virtude natalícia e sim uma arte que é aprendida e que com o tempo vai desenvolvendo-se com maior perfeição. Aprenda a ter paciência e explicar o que for necessário para seu cliente, mesmo que custe tempo e inda mais paciência, às vezes seu cliente resiste a venda pelo simples fato de não ter compreendido seus argumentos, portanto, saiba falar diversas línguas de forma que seja o mais coeso possível para o mesmo.

Não esqueça que a venda só acontece quando se atende o consumidor por completo!

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