O que há por trás do sucesso do McDonald’s - Curiosidades I

Bem, você já conhece o segredo por trás do sucesso do McDonald's, agora chegou a hora de saber qual o significados que o logo do Mac esconde, algo que até hoje permanecia um mistério pra todos, até este blogueiro lhe trazer de primeira mão.

Nesta postagem junto essa informação você verá outras curiosidades interessantes, como o preço do 1º hambúrguer que custava apenas centavos, a influência dos católicos no Mac, o lugar onde foram consumidos mais de 1 milhão de sanduíches em apenas 11 dias e onde fica a Universidade do Hambúrguer. E de bônus ainda descobrir o poder que tem as duas cores básicas do Mac, vermelho e amarelo, sobre seu organismo mesmo que você não queira, você irá se surpreender, porque isto é pop!


Curiosidades

- O restaurante mais antigo em funcionamento foi construído em 1953 e fica em Downey na Califórnia, na esquina da Lakewood com a Florence;

- O design atual dos restaurantes da cadeia, com mansardas e mesas do lado de dentro do restaurante foi introduzido em 1967;

- O 3000º restaurante da rede foi aberto 34 anos depois no Reino Unido em Woolwich, a sudoeste de Londres, em 1974;

- A rede demorou um ano para abrir a décima loja, exatamente o mesmo tempo para abrir a de número mil;

- O drive-thru, que depois ficou conhecido como McDrive ou Auto-Mac, foi implementado primeiramente em Sierra Vista, no Arizona;

- Existem restaurantes temáticos como os Rock-and-Roll McDonald's e o Mc Movie, em Porto Alegre, no Brasil. Alguns têm grandes playgrounds fechados ou ao ar livre, chamados McDonald's PlayPlace ou Playland. Estes foram criados principalmente na década de 70 e 80 nos Estados Unidos e mais tarde passaram a níveis internacionais.

- Nos EUA diferente de outros países, o McCafé, é uma linha de bebidas especiais e não propriamente uma casa de Café, embora alguns países tenham adotado o mesmo conceito;

- Desde de 1984 a empresa é a patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e foi também a lanchonete oficial na cidade do rock no primeiro Rock in Rio, em 85, onde foram consumidos em torno de 1 milhão e 200 mil sanduíches durante os 11 dias em que durou o evento;

- Diante da imponente Piazza di Spagna, na capital de Roma, Itália, onde foi aberta a primeira franquia no país, a rede fez uma fachada menos imponente, bem como toda decoração interna foi alterada para algo bem mais sóbrio – de forma a não brigar com Piazza e as paisagens históricas aos seus degraus;

- O maior restaurante foi construído em Moscou, o primeiro da União Soviética, em 90, que foi superado, em 92, pelo de Pequin, na capital chinesa, maior até hoje e que possui mais de 700 assentos. Já o maior da Europa, fica no Parque das Nações, em Portugal.

- Por mais que a Alemanha se destaque na produção e consumo de cerveja, o MC Donald's vende ainda mais, onde a culinária varia muito em cada região a não ser embutidos, como a salsicha. Porém, o primeiro restaurante da franquia a vender bebida alcoólica foi o de Munique – talvez essa seja a forma de venderem mais lanches que bebidas, atraindo os beberrões;

Imagem do antigo modelo de arquitetura dos
restaurantes Mac, com os Golden Arches
que inspiraram no logo do M-Grandão
- Os franqueados do McDonald's são treinados na Hamburger University, lacalizada no Plaza Oak Brook, em Illinois, onde fica a sede internacional da companhia;

- O Mac é hoje o maior operador privado de playgrounds nos Estados Unidos, assim como o maior comprador de carne bovina, suína, batatas e maçãs;

- Um dos símbolos mais conhecidos e reconhecidos mundialmente é o logo do McDonald’s, junto com o da Coca Cola e Nike representam muito bem o capitalismo e a globalização, segundo alguns relatos, ele seria inspirado num antigo símbolo solar alquímico, mas nada disso tem fundamentos. O logo é conhecido como Golden Arches, já que ter uma franquia Mac é o mesmo que possuir uma mina de ouro, ele foi criado por Jim Schindler, em 1962, baseado nos arcos que ficavam a direita e esquerda dos primeiros restaurantes [Como podem ser vistos na foto], por serem grandes davam ideia de proteção, lugar para se esconder, local de fuga, para sair um pouco da agitação do dia a dia e se descontrair com família e amigos. Jim apenas juntou os dois arcos e criou a iconografia do famoso M-grandão;

- As cores do Mac são outra ótima estratégia de marketing. O amarelo, chamativo por si só, evoca felicidade, riso e traz boas recordações, já que representa o sol, ele acelera o metabolismo, despertando o apetite, evoca também pensamentos criativos – repare nos comerciais do Mac e verá que sempre são iluminados, com bastante sol e um contraste amarelado, quando puxado pro dourado, traz promessa de dias melhores – e libera serotonina (sensação de bem estar), já o vermelho que reflete força e virilidade, por simbolizar a vida através do sangue, causa agitação, pois faz com que o coração bata um pouco mais rápido. Essa combinação causa bastante dinâmica, a pessoa exposta a elas se sente agitada e acaba comendo mais rápido, como seu metabolismo está mais ágil, acaba comendo mais do que deveria, antes mesmo que possa se sentir saciada – lembre-se que o cérebro leva cerca de 20 minutos para processar a informação de que o organismo está satisfeito;

- Quando o Egg McMuffin foi criado não se encaixava no processo de produção do McDonald's em linha de montagem, por isso Peterson criou um conjunto de seis anéis que era colocado sobre a grelha para formar os ovos na forma de um muffin Inglês, por isso ficou com o nome de Egg McMuffin;

- O 1º hambúrguer vendido no Mac custava apenas US$ 0,15;

- Por causa dos católicos que dominavam a vizinhança da cidade de Cincinnati, em Ohio, que na sexta-feira santa não comiam carne bovina, foi criado o McFish. Ideia tão bem aceita que logo foi estendida a nível nacional - sendo a primeira adição ao cardápio original. No Brasil ele está no cardápio há 15 anos e é feito de filé de merluza, empanado, coberto por queijo e molho tártaro, tudo dentro de um pão de hambúrguer que é aquecido a vapor.

Postagens mais visitadas deste blog

Desconhecido ante a mim

A maldade em mim